Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de março de 2009

Primavera 2009 ! Chegou !

A Primavera chegou às 11h44 de 20 de Março e vai manter-se até ao dia 21 de Junho, dia em que começa o Verão.
O equinócio da Primavera marca o incío da estação. As datas dos equinócios nunca são certas, variam de um ano para ano por causa dos aos anos bissextos - criados para corrigir o facto de um ano não ter a duração exacta de 365 dias.
É por essa razão que a Primavera - bem como as outras estações do ano - não têm exactamente um dia e uma hora para "aparecer".Equinócio é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. "A palavra de origem latina significa 'noite igual ao dia', pois nestas datas dia e noite têm igual duração", explica o Observatório Astronómico de Lisboa.
Este ano, a chegada da Primavera foi antecedida por temperaturas elevadas, tendo-se registado uma onda de calor com mais de 10 dias de duração no interior Centro-Sul de Portugal continental. Foram atingidos valores superiores a 8 graus Celsius em grande parte do território e em particular nas regiões do interior, de acordo com informação do Instituto de Meteorologia.
A Primavera vai manter-se até às 6h46 de 21 de Junho, quando começa o Verão. Alteração da hora legal vai decorrer a 29 de Março. Na sequência da alteração das estações do ano, os relógios vão mudar para a Hora Legal de Verão no último domingo deste mês. No dia 29 de Março, quando for 1h00, os relógios têm de ser adiantados 60 minutos, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira. Na Região Autónoma dos Açores, a alteração ocorre quando forem 00h00.

1 comentário:

  1. Que tristeza!
    Uma pessoa já não pode guardar as ouvelhitas que depois vem parar a um blog :O
    Meu Deus!

    Esta é a melhor época na nossa aldeia.
    Tudo florindo e cheio de cores!

    ResponderEliminar