Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

RF da Ribeira de Celavisa - Lançamento do CD - Barroja presente

Seguindo o que tem sido usual no Concelho de Arganil, mais um Rancho Folclórico lançou o seu primeiro CD.

Desta vez foi o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, agrupamento já com 29 anos de existência, que quis seguir o exemplo de outros ranchos e levou a efeito este evento.

O local escolhido foi a Quinta Dia a Dia nas Casas Velhas - Monte da Caparica e a Barroja não quis deixar de estar presente pelo especial carinho e amizade que tem pelo fundador deste rancho o Sr. Carlos Manuel Almeida Luís. Para ele um grande abraço.

Foi um sucesso muito bem conseguido graças à excelente ideia da demonstração de várias actividades e costumes locais que podem apreciar nas imagens seguintes


Para abrilhantar este evento o Rancho fez a sua actuação que primou pela originalidade e brindou todos os convidados com momentos de puro prazer. 

De referir que aliada às danças e cantares fomos presenteados com uma amostra do que era o dia a dia dos nossos antepassados beirões, desde o árduo trabalho diário, até aos momentos de alegria quando se dançava e cantava. Exemplo disso são as imagens a seguir que exemplificam o trabalho, as mulheres no adro a conversar, o chegar dos homens e a "luta" por arranjar um par para dançar e por fim a confraternização




Os convidados presentes não quiseram deixar de dizer algumas palavras de apoio, incentivo e amizade pois são estes sentimentos que sempre dão força a estes Grupos para continuarem a tradição do povo serrano da Beira Serra.


De salientar a presença também dos responsáveis de outros ranchos, principalmente da nossa freguesia nomeadamente o "Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva" (Teresa Neves) e o "Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo" (Odete Francisco).


Finalmente fomos presenteados com um lanche ao mesmo tempo que ouvíamos o agrupamento "ComTradições" que já começa a ser presença assídua nestes eventos em parte devida à sua alegria mas também pela excelente música que nos proporciona, proveniente do "Cancioneiro Português" e com a qual sempre nos identificamos.


Para finalizar queremos deixar, mais uma vez, um grande abraço de Amizade ao Carlos Manuel para lhe dar força e ideias para continuar. Até à próxima !


2 comentários:

  1. Bonita festa com muita creatividade e excelente organização!
    O Carlos Manuel é sem duvida uma referência em Arganil, no regionalismo e na divulgação do folclore e tradições da nossa terra. Um modelo de vida a seguir.
    Teresa Neves

    ResponderEliminar
  2. Beijos e abraços para essa gente maravilhosa do Soito da Ruiva

    Voz do Goulinho

    António Assunção

    ResponderEliminar