Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

8º Aniversário do Grupo Etnográfico "Raízes de Sobral Gordo"

O Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo comemorou neste Domingo o seu 8º aniversário de existência com uma bonita festa na SFUAP - Sociedade Filarmónica União Artística Piedense


Acompanhamos este Grupo praticamente desde o seu nascimento. Ligam-nos laços de amizade de há muitos anos e que fazemos questão em preservar. Assim, não podíamos deixar de estar presentes em mais um evento relativo a este grupo.

Em pavilhão cheio de assistentes, entre eles Amigos e Conterrâneos deu-se inicio à actuação com reportório tão sobejamente conhecido e bem interpretado pelo GERSB

 
A Barroja felicita todos pela passagem de mais um aniversário e desejamos que muitos mais sejam festejados com a mesma alegria.

Seguiu-se a habitual actuação com algumas modas do seu reportório tão sobejamente conhecido e que tanta alegria nos transmite


Muitos foram os Pomarenses que compareceram neste evento. De salientar e realçar a iniciativa que a Sociedade Melhoramentos de Pomares levou a efeito, organizando uma excursão permitindo assim a visita a este alegre acontecimento.


O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Engº Ricardo Pereira Alves também esteve entre os presentes a assistir à actuação do GERSB que tão bem representa o nosso concelho.


Entretanto, no meio da multidão que atentamente assistia descobrimos o pássaro mais conhecido de Pomares. O famoso "Rouxinol de Pomares" que, como é hábito fazia a sua reportagem fotográfica. Um abraço Amigo António !!!


Após a actuação houve os habituais discursos de agradecimento que são sempre muito bonitos e sentidos, comovendo a assistência. 


De seguida houve dança de salão para gáudio de todos os presentes. Que bem dançavam estes artistas e que simpatia !


De seguida tivemos a actuação de mais um rancho folclórico, desta vez da região de Almada que também nos proporcionaram uma bonita actuação 


E estávamos a aproximar-nos do final das actuações da tarde. Não sem antes assistirmos a mais um rancho da Freguesia de Pomares, desta vez na presença do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva.


No final dançou-se o fado em enorme roda de gente e muita alegria e boa disposição que contagiou a assistência presente.


Entretanto noutra zona da sala, preparava-se uma enorme mesa de merenda que iria mais tarde deliciar todos os presentes que permaneceram até final.


No final da actuação do GDCSR mais uma surpresa nos era apresentada! Ia-se dar inicio a mais uma actuação, mas desta vez de um conjunto de baile denominado "Gaitadas" predominantemente composto por jovens do Sobral Gordo ! É um prazer enorme ver a juventude da nossa freguesia em frenética comunhão de alegria para com os seus conterrâneos ! As únicas palavras que nos ocorre dizer são:

Muitos PARABÉNS  e muita FORÇA para continuar

 

A sua alegria contagiou os presentes que não resistiram a um "pézinho" de dança com música alegre e muito bem executada



Por fim, cantaram-se os parabéns e apagaram-se as velas (que teimosa e divertidamente não se queriam apagar) ! Parabéns ! Parabéns ! Parabéns !


O grupo da Barroja era bem constituído e apesar de sermos poucos somos BONS ( modestia à parte ) e estamos sempre presentes.


E antes de irmos embora de mais um dia muito bem passado, lá fomos comer alguma coisa para a viagem até casa. Esperamos que a excursão de volta a Pomares decorra sem problemas pois é para mais longe.


Até à próxima Amigos !!!

3 comentários:

  1. Muito, muito obrigado por a vossa presença.
    São poucas as palavras que me ocorrem para vos dizer o quanto vos estamos gratos.
    Deixo-vos o meu silencio….; sentido com muita emoção, muito carinho, e muito reconhecimento.
    Contem sempre connosco.
    (Odete Francisco)

    ResponderEliminar
  2. Olá Barrôja! Olá "Bitaro"!
    No Domingo fomos espectadores de uma grande manifestação regionalista que a mim me faz acreditar que é possível em Pomares fazer coisas bonitas. No 8º Aniversário do GERSG viu-se e sentiu-se que Pomares tem os ingredientes necessários para se afirmar como uma freguesia de referência do Alto Concelho de Arganil.
    Gostei da vossa reportagem e agardeço a companhia que me fizeram.
    Um abraço para vós e para a Barrôja.
    António

    ResponderEliminar
  3. Nós realmente somos aquela base que vai a todo o lado e estamos presentes em tudo!

    Mas também sabemos que com esta gente podemos contar para o que for preciso!

    Força Sobral Gordo!
    Força Soito da Ruiva!
    Força para a gente da BARROJA!

    [poucos mas MUITO MUITO BONS!]

    ResponderEliminar