Powered By Blogger

sábado, 2 de abril de 2011

Colóquio da ACRL - Associação das Casas Regionais em Lisboa


A ACRL levou a efeito este colóquio onde achámos que não deveríamos deixar de estar presentes. Assim, o Presidente da Liga dos Amigos de Barroja e o Tesoureiro foram assistir.

De louvar todas as intervenções dos diversos autarcas representantes de vários Concelhos do nosso país não só do Distrito de Coimbra e que passo a enumerar:

Câmara Municipal de Arcos de Valdevez
Câmara Municipal de Arganil
Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere
Câmara Municipal de Penacova
Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira
Câmara Municipal de Tábua
Câmara Municipal de Ponte de Lima
Câmara Municipal de Tomar
Câmara Municipal de Cinfães
Câmara Municipal de Paredes de Coura
Câmara Municipal de Aguiar da Beira
Câmara Municipal de Tondela





Todos os oradores foram da opinião de que era uma excelente iniciativa da ACRL e que só era preciso dar continuidade a este projecto. Que é necessário uma verdadeira sinergia entre o poder local e todas as Casas Concelhias alargando-se a todas as Comissões e Ligas de Melhoramentos.

Partilhamos da mesma ideia reforçando também que agora a iniciativa terá que vir das casas concelhias ( e aqui refiro-me à do nosso concelho, respectivamente à Casa da Comarca de Arganil) 

O Sr. Vereador da Câmara Municipal de Arganil Sr. António Gonçalves Cardoso (em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Engº Ricardo Pereira Alves) relembrou-nos e muito bem o que é o Regionalismo dando ênfase à importância deste movimento e de como o seu aparecimento.

Antes do encerramento da sessão e do almoço que nos iria ser servido, vários dos presentes ( representantes de Casas Concelhias ) pediram a palavra também eles agradados com tal evento.

De estranhar a escassa ou nenhuma presença ( excepto a da Liga dos Amigos de Barroja ) de comissões de melhoramentos ( do nosso concelho ou de outros ).

Sabemos que o tema era alusivo a "Autarquias e Casas Regionais uma parceria a desenvolver" mas isso não invalida que não houvesse interesse em estar presente e acima de tudo "OUVIR".

De salientar a presença do "Rouxinol de Pomares", presença assídua nestes eventos para além da sua tarefa de reportagem fotográfica!

António, OBRIGADO pela ajuda ( você sabe ao que me refiro ) !!!

1 comentário:

  1. Olá Barrôja, olá Vitor, olá Fernando. Gostei de vos ver por lá. Em relação ao Colóquio, penso que foram abordados alguns problemas da interioridade e desertificação, problema que afecta as nossas terras de uma forma muito real por alguns oradores, bem como foram abordados temas muito interessantes da nossa vida colectiva. É com iniciativas destas que o movimento regionalista pode ter um papel no futuro, tão ou mais importante que o teve no passado.
    Quanto à "ajuda"... foi feita uma afirmação que convinha ter o devido esclarecimento...
    Quanto ao meu post sobre o tema, ainda estou a escolher e a reconverter algumas fotos e a fazer o devido "alinhavado" para colocar on-line amanhã.Hoje fiz um prólogo com fotos dos pomarenses que lá estiveram...vão ver.
    Um abraço
    António

    ResponderEliminar