Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de maio de 2011

TDT na freguesia de Pomares. Parte 3

Olá a todos!

Desde já um obrigado ao meu Amigo "Balsas" pelos comentários que fez!

Sei perfeitamente que numa altura de crise nacional, com tantos problemas que a nossa economia atravessa, fazendo com que a grande maioria dos portugueses tenha mais ou menos dificuldades, falar de televisão é um crime.

Algumas décadas atrás (3, 4 não mais), ter televisão nas aldeias do interior do país era um luxo! Nem luz havia quanto mais televisão. Mas essa época passou, felizmente e actualmente, mal ou bem, quase todos têm televisão. 

Essa televisão tem sido gratuita, embora ultimamente (conforme sucedeu à alguns anos atrás) nos seja aplicada uma taxa de audio-visual nas nossas facturas da EDP. Esta situação provocou, como sabem, alguma controvérsia!

A inclusão de Portugal na CEE (CE nos tempos actuais. Temos que dar o nome correcto às coisas, não é Sr. Presidente da República ?) tem-nos obrigado a adoptar normas europeias de modo a que neste espaço comunitário todos sejam iguais de deveres e benefícios.

Algumas destas normas, têm, felizmente, "catapultado" o país para o mundo desenvolvido! A TDT (televisão digital terrestre) é uma delas.

A TDT surgiu para permitir uma utilização mais eficiente do espectro radio-eléctrico. Quer isto dizer, de um modo superficial que, numa mesma frequência se consegue emitir mais canais o que futuramente vai permitir haver mais operadoras a emitir televisão. Paga claro!

Como tal, estando Portugal inserido na CE tinha que adoptar a dita "norma". E o prazo dado foi Abril de 2012. 

A CE definiu que entre Janeiro e Abril de 2012, quem quiser ver televisão grátis (RTP1,RTP2,SIC e TVI) vai ter que adoptar a nova tecnologia!

Portanto, de um modo ou outro quem quiser ver televisão gratuitamente vai ter que, tecnologicamente adoptar novos equipamentos.

O "chato" desta questão é ter que se gastar dinheiro numa altura de crise em que todos os tostões são poucos. E há tantos portugueses com dificuldades !

Tivemos azar no "timing" da mudança !

Por agora é tudo. Em próximos posts irei dando uma ajuda no que é preciso fazer para se ver TV utilizando a TDT! E para quem não vai estar abrangido também! Fica prometido !

Para já, fiquem sintonizados ... neste  canal ... no BarrojaXXI !!!

1 comentário:

  1. Bom dia Barroja XXI! Bom post sobre uma situação real que está para breve, e muita gente, (eu também), não nos debroçámos sobre este problema. Há uns tempos tentei ler alguma coisa sobre o assunto, mas acabei por não aprofundar o tema, por isso aqui deixo os meus agradecimentos pelo vosso contributo e excelente esclarecimento. Fiquei mais informado.
    Um abraço
    António Manuel Silva

    ResponderEliminar