Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mistério !!!

Olá e ... bom dia a todos !

Na tentativa de vos mostrar e preservar as tradições, usos e costumes da nossa aldeia e da nossa região, apresento-vos hoje um objecto mistério !

Quem adivinha o que é e a sua utilização ?


4 comentários:

  1. Xiii...ninguém diz nadinha?
    Poderia servir para muita coisa...mas este deve destinar-se a servir água fresquinha ou "binho"...
    Abraço
    António

    ResponderEliminar
  2. Amigo Bitaro, parece que procura nome para o seu objecto, olhe aqui no meu Barrojal o nome que nós lhe damos é a "Ferrada" ,Tal e qual as outras, sabe tinham uma boa utilização para transportar o almoço do vizinho do R\ch, em tempos idos por baixo do piso principal das casas regra geral vivia um vizinho especial, a ferrada dava para transportar o seu (dele,do vizinho) almoço e até mesmo a própria embalagem servia de sobremesa para ele(o vizinho), os objectos de menor dimensão tinham efeitos lúdicos e até conheço quem tenha brincado com eles (verdadeiras Playstation).
    Se tivere outros padrinhos para o seu (seu) objecto eu também vou gostar de saber a sua graça.
    Balsem todos bem.

    ResponderEliminar
  3. Vou fazer um comentário um pouco mais extenso pois o tema inspira-me.

    Eu sou vizinha do Barrojal do Balsas e por isso no meu sítio este objecto também se chama de “ferrada”. A original servia de facto para transportar as refeições para o animal do R/C.

    Esta tinha um efeito lúdico. Era um brinquedo sazonal.

    Há mais de quarenta anos a minha querida avó fazia-me este “brinquedo”, precisamente nesta época do ano. Eu adorava e ela estava sempre disponível para o fazer.

    De tanto falar sobre este brinquedo e do que ele representou para mim aguçou a curiosidade da minha filha que pediu para a avó lhe mostrar como era e como se fazia o brinquedo que a mãe tanto falava.

    Três gerações depois o resultado foi fotografado para a posteridade e agora partilhado com todos vós.

    Obrigada avó Assunção por todos os ensinamentos, carinho e amor que pudemos partilhar nos apenas cinco anos que estivemos juntas. Continua viva no meu coração como quando partiu há quarenta e dois anos.

    Maria do Céu

    ResponderEliminar