A União e Progresso de Barril do Alva levou a efeito a VIII Feira de Gastronomia e Artesanato no Clube Recreativo do Feijó em Almada e mais uma vez não quisemos deixar de estar presentes e apoiar!
Desta vez notou-se uma quebra tanto na assistência como na participação de expositores, de certeza por influência negativa da grave crise económica que o país atravessa.
Na introdução que efectuou, o presidente da União e Progresso de Barril do Alva, o sr. Carlos Leal, referiu a falta de apoios que este este ano foi evidente condicionando assim o número de participantes comparativamente ao ano passado
Esta fraca participação ( de qualquer modo, compreensível ) só vem, afinal revelar, que quem esteve presente foi por Amizade e vontade de apoiar a região de onde é oriundo: o concelho de Arganil.
As habituais bancas de amostra de produtos regionais estivaram presentes, nomeadamente algumas já habituais da freguesia de Pomares: Soito da Ruiva e Sobral Gordo que conjuntamente com os seus ranchos nos deram a conhecer a força do povo da Beira-Serra!
Por entre a assistência muitas caras conhecidas e habituais neste tipo de acontecimentos que acabam por ser quase sempre ponto de reencontro de Amigos e familiares.
Seguiram-se as actuações previstas para esta tarde e que por ordem seriam o "Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva", a "Associação Filarmónica Barrilense" e o "Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo".
Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva
Associação Filarmónica Barrilense
Uma das peças executadas ESPECTACULARMENTE e que no final mereceu aplauso estrondoso da plateia !!!
E por fim a actuação do "Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo" que também nos brindou com uma bonita actuação.
Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo
Na assistência, figuras interessantes que caracterizam o povo Beirão nas suas mais variadas vertentes: o exemplo de entrega e abnegação em favor de uma causa neste caso o Regionalismo como nos demonstra o Sr. Germano do Sobral Gordo que tem a bonita idade de 93 anos e ainda com muita lucidez.
Na foto seguinte 2 exemplos de tenacidade da mulher Beirã representados por Odete Francisco e Sandra Neves também do Sobral Gordo fazendo-nos lembrar quando na época de 40, 50 e 60 as mulheres serranas ficavam na aldeia a criar os filhos e a tratar do campo enquanto os maridos vinham para Lisboa trabalhar:
Por fim e auspiciando boas perspectivas para o futuro que se adivinha difícil, mas que com boa vontade, coragem e trabalho, características estas que são próprias do povo Beirão, já habituado às vicissitudes da vida tudo se consegue e ultrapassa, deixamos-vos com uma imagem de juventude. Imagem onde a experiência de muitas lides regionalistas (como são o exemplo da Maria do Céu da Barroja e da Teresa Neves do Soito da Ruiva) se junta à alegria e boa vontade dos jovens (da Barroja, do Soito da Ruiva e do Vale do Torno)
Despedimos-nos assim de mais um evento, onde é sempre agradável comparecer para se viver momentos de pura Alegria, Amizade e Confraternização com os nossos conterrâneos.
Parabéns mais uma vez à Direcção da UP de Barril do Alva pela organização deste evento, esperando que esta iniciativa perdure por muitos e longos anos.
Bem hajam
O que vale é que somos LINDAS! :D
ResponderEliminarObrigado amigos da Barrôja, por o apoio a estima e por a vossa presença.
ResponderEliminarFoi de mais um fim-de-semana de luta, garra e determinação e empenho, em prol da região da Beira- Serra neste caso Concelho de Arganil.
Viva todos que valorização estimam e divulgam a suas raízes, as nossas tradições e a cultura de um povo.
Odete Francisco
Olá amigos da Barroja!
ResponderEliminarSempre presentes a acompanhar e a apoiar os da vossa terra. Grandes amigos!
Um abraço
Teresa