Powered By Blogger

terça-feira, 12 de março de 2013

10º Aniversário do GE "Raízes de Sobral Gordo"


Tarde de festa, muita alegria e boa disposição foi o que aconteceu no SFUAP (Cova da Piedade) e muito bem organizada pela Coordenadora do grupo a nossa grande Amiga Odete Francisco.


10 anos são número importante e devem ser assinalados com a merecida relevância na vivência de um grupo númeroso mas muito unido como é o GE "Raízes de Sobral Gordo".

Minho, Beiras, Ribatejo e Alentejo foram as zonas do país que estavam representas pelos grupos, respectivamente, BESCLORE - Grupo de Danças e Cantares, GE Raizes de Sobral Gordo, Rancho Folcórico de Vale da Pinta e o Rancho Etnográfico "Os Camponeses" de Arraiolos.

Odete Francisco era uma mulher contente (mas nervosa) porque com o pavilhão a "abarrotar" de pessoas, tudo tinha que sair perfeito. 


Mas com a experiência de tantos anos e tantas actuações/organizações tudo se ultrapassa e obrigatória e naturalmente tudo acaba por acabar bem conforme veio a acontecer.

A tradicional "banca" com os produtos regionais e de produção própria não deixaram de estar presentes para gáudio de todos os interessados.







E com tanta simpatia o mais difícil é resistir a comprar uma lembrança de Sobral Gordo ( ...recomendo a ginginha e os coscoreis ...).

E as apresentações começavam, para satisfação de todos. No palco perfilaram-se os estandartes dos grupos presentes e deu-se inicio aos discursos iniciais de parabéns ao GERSB.


Os discursos foram formais, mas sentidos. Representantes de várias individualidades foram falando, provocando em Odete Francisco, lágrimas de comoção mas também de alegria que contagiaram toda a assistência.

Presidente da Junta de Freguesia da Cova da Piedade - Ricardo Louçã

O presidente da Comissão de Melhoramentos do Sobral Gordo - António Jaime

O tesoureiro da Comissão de Melhoramentos do Sobral Gordo - Carlos Costa

A tesoureira da Sociedade de Melhoramentos de Pomares - Glória Marques

A secretária da direcção da Liga dos Amigos de Barroja - Ana Catarina Andrade

União e Progresso de Barril do Alva - Sónia Figueiredo

Sandra Neves a ensaiadora do GERSB

E por fim, alguns dos membros que fizeram parte do GERSB ao longo dos anos de existência mas que por motivos de natureza pessoal tiveram que deixar o grupo.






E por fim, Odete Francisco que agradeceu a todos tão bonitas palavras, provocando nela, lágrimas de alegria que tão bem ficam registadas nestas imagens.



E começavam então as actuações com o grupo anfitrião em primeiro, seguindo-se o Alentejo, o Ribatejo e por fim o Minho.

GE Raízes do Sobral Gordo

Rancho Etnográfico "Os Camponeses" de Arraiolos

Rancho Folclórico de Vale da Pinta

BESCLORE - Grupo de Danças e Cantares

Todas as modas foram muito bem dançadas, representando alegremente o nosso Portugal e que apesar de todas as diferenças regionais, representam no entanto o que de bom tem o povo Português: alegria, união e boa disposição. De tal modo era o ambiente que conseguiram contagiar a multidão, fazendo com que alguns dos assistentes viessem dançar com os vários elementos dos grupos.




Enquanto alguns dos presentes não resistiram a um "pé de dança", outros, na assistência observavam atentamente a movimentação existente.





E sem esquecermos o já famoso e conhecido "Rouxinol de Pomares" que como é evidente, nunca falha com a sua presença em todas as organizações que sejam oriundas da sua freguesia, Pomares.


Por fim, a habitual entrega de lembranças, efectuado pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Cova da Piedade, que no seu discurso realçou a grande colaboração que a JF tem emprestado a todas as organizações deste tipo, pois a margem sul é fiel depositária da alma Beirã na região da Grande Lisboa.








E até o "Rouxinol de Pomares" foi brindado com uma lembrança, "prémio" merecido por todo o esforço que desenvolve para "promover" a freguesia de Pomares/Concelho de Arganil. Este prémio nunca será demais, tendo em atenção o enorme esforço monetário que suporta para todas estas "andanças" em prol da sua terra. Bem hajas "Rouxinol" !!!


E a foto final surgiria para, em termos de despedida oficial, fechar os festejos sem antes se cantar os habituais parabéns em ambiente muito festivo.





Por fim um lanche aguardava todos os presentes e que veio fechar uma tarde bem passada com os Amigos Sobralgordenses e com todos aqueles que se quiseram juntar para comemorar mais um aniversário.



Viva o Sobral Gordo !



Viva o GE Raízes de Sobral Gordo





3 comentários:

  1. Bem- haja, família Silva Andrade.
    Bem-haja, amigos da Barrôja.
    Sem dúvida, foi uma tarde de grandes e fortes emoções.
    Por todos que estavam presente e por aqueles que eu tanto procurei e não consegui vislumbrar, ainda que tenha a certeza que estavam algures naquela sala.
    Agradeço do fundo do coração a todos que nos dispensaram a sua tarde de domingo, para connosco fazer esta festa.
    Sem a presença de todos vós, esta festa nunca teria o brilho que teve.
    Eternamente, Bem- haja todos vós!
    Odete

    ResponderEliminar
  2. Como sempre tivemos uma tarde muito bem passada!
    O GE Raízes de Sobral Gordo, sempre nos presenciou com ótimos espetáculos, não era agora que o ia deixar de fazer!
    Como disse, desde pequena que sigo este grupo onde quer que ele esteja e vá, dentro das nossas possibilidades, não era agora que o ia deixar de fazer.
    Tenho orgulho em Vos chamar de Amigos! Poderão sempre contar comigo (e com a Barroja, está claro), em qualquer ocasião.

    Porque nunca é demais se dizer: "a Amizade não se agradece, retribui-se!"

    Força Sobral Gordo!
    Força Odete!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És GRANDE, Catarina.
      Beijinhos.
      Gosto MUITO de ti!
      Odete

      Eliminar