Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de maio de 2011

TDT na freguesia de Pomares. Parte 3

Olá a todos!

Desde já um obrigado ao meu Amigo "Balsas" pelos comentários que fez!

Sei perfeitamente que numa altura de crise nacional, com tantos problemas que a nossa economia atravessa, fazendo com que a grande maioria dos portugueses tenha mais ou menos dificuldades, falar de televisão é um crime.

Algumas décadas atrás (3, 4 não mais), ter televisão nas aldeias do interior do país era um luxo! Nem luz havia quanto mais televisão. Mas essa época passou, felizmente e actualmente, mal ou bem, quase todos têm televisão. 

Essa televisão tem sido gratuita, embora ultimamente (conforme sucedeu à alguns anos atrás) nos seja aplicada uma taxa de audio-visual nas nossas facturas da EDP. Esta situação provocou, como sabem, alguma controvérsia!

A inclusão de Portugal na CEE (CE nos tempos actuais. Temos que dar o nome correcto às coisas, não é Sr. Presidente da República ?) tem-nos obrigado a adoptar normas europeias de modo a que neste espaço comunitário todos sejam iguais de deveres e benefícios.

Algumas destas normas, têm, felizmente, "catapultado" o país para o mundo desenvolvido! A TDT (televisão digital terrestre) é uma delas.

A TDT surgiu para permitir uma utilização mais eficiente do espectro radio-eléctrico. Quer isto dizer, de um modo superficial que, numa mesma frequência se consegue emitir mais canais o que futuramente vai permitir haver mais operadoras a emitir televisão. Paga claro!

Como tal, estando Portugal inserido na CE tinha que adoptar a dita "norma". E o prazo dado foi Abril de 2012. 

A CE definiu que entre Janeiro e Abril de 2012, quem quiser ver televisão grátis (RTP1,RTP2,SIC e TVI) vai ter que adoptar a nova tecnologia!

Portanto, de um modo ou outro quem quiser ver televisão gratuitamente vai ter que, tecnologicamente adoptar novos equipamentos.

O "chato" desta questão é ter que se gastar dinheiro numa altura de crise em que todos os tostões são poucos. E há tantos portugueses com dificuldades !

Tivemos azar no "timing" da mudança !

Por agora é tudo. Em próximos posts irei dando uma ajuda no que é preciso fazer para se ver TV utilizando a TDT! E para quem não vai estar abrangido também! Fica prometido !

Para já, fiquem sintonizados ... neste  canal ... no BarrojaXXI !!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Finalmente luz sobre a TDT !

Após ontem termos publicado informação sobre a TDT na freguesia de Pomares, um Amigo nosso (Obrigado Fernanando Jorge) enviou um link que, afinal, vem dar mais uma achega sobre este tema que é a TDT e que nos parece que a maior parte do pessoal não está a par e que, se na altura certa e atempadamente não se precaver pode ter alguns dissabores e ficar, temporáriamente, sem TV.

Neste site é explicado os termos em que, quem não tiver recepção total de TDT ou tiver acesso reduzido, se pode "candidatar" a um processo para ter "ajuda" na aquisição do equipamento necessário para, alternativamente, instalar TV via DTH (satélite).

Publicamos aqui, na integra o conteúdo da noticia e deixamos o link para acesso





terça-feira, 24 de maio de 2011

TDT na freguesia de Pomares? Nem pensar !

Com a entrada recente, em funcionamento das primeiras localidades a "receberem" a Televisão Digital Terrestre fui ao site da TDT (em http://tdt.telecom.pt) para verificar quando está prevista a TDT na nossa freguesia e "levei" com o seguinte ecra:


Experimentei com vários códigos postais de aldeias da nossa freguesia e o resultado foi o mesmo

É claro que fiquei em pânico! Então na nossa freguesia a cobertura vai ser reduzida? Porque raio? Fui "googlar" e confirmei o que já sabia, o emissor actual (analógico) que serve Pomares (e a nossa região ) é o da Lousã, e que por incrivel que pareça é um dos maiores e mais potentes do país. Foi no site da TDT que encontrei mais esta informação:


Significa isto que o emissor da Lousã NÃO VAI SER SUBSTITUÍDO POR UM "DIGITAL"  confirmando-se assim a "...zona de probabilidade reduzida de cobertura TDT...", resumindo:

OS HABITANTES DA FREGUESIA DE POMARES NÃO VÃO TER TDT !!!

Fiquei bastante revoltado e comecei a enviar mails para o PT (que é o fornecedor oficial da TDT em Portugal)  e para a ANACOM, mails esses que passo a transcrever com as respectivas respostas:

Mail para a TDT

Resposta da TDT


Mail para a ANACOM

Resposta da ANACOM

E pronto, como podem verificar isto está mau ! MAU e muito MAL. Até aqui tinhamos televisão sem pagar nada (mentira porque na factura da EDP vem a tal taxa de audio-visual, logo a televisão dos 4 canais nacionais é paga) e agora vamos ter que desenbolsar muito dinheiro para se ter televisão. Ou então aderir à televisão paga, como é o caso do MEO da ZON mas sempre via satélite com o pagamento da dita mensalidade!

O tal sistema DTH (Direct-to-Home) que a PT fala é através de satélite, logo vai ter que se comprar equipamento correspondente! E quem vai pagar? O Tuga ! 

E quem tem poucas posses, como é o caso de milhares e milhares de reformados do nosso país e por esse interior fora?

Logo agora com a crise que não vai haver subsidio para a tal ajuda que foi propagandeada pelos orgãos de comunicação social! Lembra-se ou ouviram falar?  Que para famílias de parcos recursos e/ou reformados que estes pagariam SÓ 15€ pelos equipamentos a adquirir! Esqueçam !!!

Enfim, é este o país que temos e mais uma vez vamos ficar impávidos e serenos a ver-nos as coisas a cair em cima !

Por curiosidade, para as várias aldeias da freguesia de Pomares fui "pesquisar" a cobertura da TDT no mesmo site e obtive os seguintes resultados:

Sobral Gordo

Portelinha

Porto Silvado

Sobral Magro

Sorgaçosa

Vale do Torno

Agroal

Corgas

Foz da Moura

A sede de freguesia - Pomares

Finalmente, salva-se o Soito da Ruiva que fica pela cobertura parcial - Parabéns


Penso que nos deveríamos juntar e ir ver a televisão ao Soito da Ruiva ! Não ! Estou a brincar ....

De alguma maneira devemos tentar esclarecer esta situação junto da JF Pomares e até da CM de Arganil que para já são as entidades oficiais mais próximas e possíveis um eventual pedido de ajuda/esclarecimento junto das entidades competentes (ANACOM e PT).

Não podemos esperar que o céu nos caia em cima e depois na altura andarmos aflitos !

Não acham? 

Deixem a vossa opinião e os vossos comentários !


Nota de última hora: visitem este link = http://tdt-portugal.blogspot.com/ e leiam mais sobre o assunto e por incrivel que pareça nem o CP da CM Arganil escapa, ora vejam:


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Postais do ... quintal do "vizinho" ...

Coitada da planta !
Nem um vaso lhe compraram !
Ou estão há espera de alguma ajuda igual à dos bancos?


terça-feira, 10 de maio de 2011

Caminhada pela freguesia de Pomares


A Câmara Municipal de Arganil, em parceria com a Junta de Freguesia de Pomares, vai realizar no próximo dia 15 de Maio de 2011, a Caminhada pela Freguesia de Pomares, mais uma iniciativa do Programa "Desporto para todos".

A concentração dos participantes terá lugar junto ao Parque de Campismo de Pomares pelas 9:30h.

Mediante inscrição prévia, o Município de Arganil assegurará o transporte de participantes desde o Parque Verde Urbano do Sub-Paço de Arganil até Pomares, com partida às 8h30.

No final da Caminhada será servido um almoço de convívio entre todos os participantes oferecido pela Junta de Freguesia de Pomares.

Dada a adesão que estas actividades têm tido e de forma a que o Município de Arganil e a Junta de Freguesia de Pomares possam organizar os transportes e as refeições, agradecemos a todos os que queiram participar, para efectuarem a respectiva inscrição através dos seguintes números de telefone:

235 200 160 (Município de Arganil) ou 235 732 744 (Junta de Freguesia de Pomares).

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Primavera ! Época das limpezas e lavagens !

Estamos na Primavera !

O Sol aparece durante mais tempo permitindo assim certas actividades ...

Há quem aproveite para lavar !  Não a "roupa suja" mas os tapetes !







Lavem, lavem ! Que o vosso lavar tem graça !
Bom trabalho !